Cadastrar imóvel imobiliária

Informativo

Pequenas, mas com tudo a que tem direito
Espaços menores são cada vez mais comuns e exigem cuidados na escolha dos produtos

Luciele Velluto |
Fonte: Jornal da Tarde

Foto: DivulgaçãoProjeto de Ana Lucia Spagnuolo e Marcos Ribeiro aproveitou o espaço reduzido sem sobrecarregar a área

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As lavanderias de casas e apartamentos estão cada vez mais reduzidas. Em muitos projetos, a área de serviço é integrada com a cozinha, sendo separada por apenas uma pequena parede ou porta de vidro. Para esses locais, quanto mais planejada for a escolha dos eletrodomésticos, móveis e acessórios, melhor será o resultado final para quem vai usar o ambiente para sua finalidade: executar todo tipo de serviço doméstico.

O projeto dos arquitetos Ana Lucia Spagnuolo e Marcos Ribeiro buscou colocar todos os itens necessários para uma área de serviço pequena de forma harmônica e bem aproveitada. Tudo foi pensado para não atrapalhar a circulação já que, no caso do imóvel usado como modelo, a cozinha e a área de serviço levam a um escritório.

"O principal desse projeto era conseguir embutir a máquina. Para isso, criamos um tampo ao lado da cuba que acabou se tornando um espaço muito bom de apoio na área de serviço", comenta Ana Lucia.

Segundo a arquiteta, essa ideia só foi possível porque o eletrodoméstico escolhido reúne lavadora e secadora, modelo que ela recomenda para apartamentos ou pequenos espaços.
Com essa disposição no ambiente, o varal de peças individuais " compacto e mais leve para ser erguido com roupas molhadas " foi colocado em cima do tampo e próximo à janela, aproveitando a circulação de ar.

"Conseguimos otimizar o espaço, que ainda recebeu dois armários além das portas na cuba e ao lado da máquina, que podem abrigar produtos de limpeza", explica a arquiteta.

Um dos armários recebeu um balcão e um cabideiro, que podem auxiliar no serviço de passar roupa. Já próximo à porta de saída, outro armário de porta inteira e alto foi colocado para guardar aparelhos como aspirador de pó, vassouras e baldes.

"O principal, quando se vai planejar uma área de serviço, é atender às necessidades do morador. E então tomar cuidado para aproveitar o espaço pequeno o máximo possível, de forma racional", diz Ana Lucia.

Ela conta que dentro da arquitetura, estão sendo abolidas dos projetos as lavanderias separadas da casa, em edícula. "Deixar integrado com a casa facilita o deslocamento de quem vai executar os serviços em dias de chuva, por exemplo", avalia.

Já entre as soluções que surgiram, a profissional aponta não só os eletrodomésticos modernos, mas também os varais compactos. "Eles precisam aparecer o mínimo possível", afirma. Um dos recomendáveis é o de parede em que os fios podem ser recolhidos após o uso.

 
Veja outras matérias



 
 
 
     
Area do cliente  
Extrato de contas, segunda via de boletos
   
Newsletter  
 
  • 31 3891-4547
  • 31 9 7545-4456
  • 31 9 8568-7166
  • 31 9 8872-7908
  • P.F. 10401
  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
    Mundo Mídia "Soluções Criativas"