Informativo

Arquitetura autodidata: conheça o projeto de um leitor que decorou seu refúgio
Mesmo formado em administração e trabalhar por 34 anos com informática, Marcio Fontes criou algumas das peças de seu refúgio

Luciana Ackermann |
Fonte: O Globo
 
 
 
 
Cozinha americana com jeito de bar conta com armários, bacanda e prateleira suspensa desenhados pelo leitor autodidata
 
Rio de Janeiro - Apaixonado por arquitetura, design e decoração, o leitor do site do Globo Marcio Diniz Marques de Fontes mandou para a gente as fotos de seu loft em Secretário, município de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ele é formado em administração de empresas e fez pós-graduação em informática, área na qual trabalha há 34 anos. Mas, mesmo assim, ele criou e desenhou sozinho algumas das peças usadas na parte interna da casa que tem um forte toque rústico. A Revista e site O Globo convidaram seus leitores a enviarem seus projetos de decoração. Numa seleção informal dos materiais encaminhados ao site, a equipe chegou ao projeto de Fontes.
 
 
Parede de tijolinho e pintura de Tiradentes dão toque rústico
 
Um dos destaques é charmosa cozinha americana com cara de bar. Além de desenhar todos os armários, ele criou uma bancada feita com tijolos e tampa de mármore, onde há espaço para a pia e um fogão cockpit. A lateral da bancada ganhou uma parte em  madeira de pinho-de-riga usada para as refeições. Fontes também elaborou uma prateleira suspensa de madeira compensada folheada presa ao teto com ganchos de navio e corda de aço. Nela, um grande vaso de vidro com rolhas de vinho dentro dele dá um toque especial. Na parede, Fontes usou dois materiais distintos como revestimentos: um papel de parede canadense com estampas de rótulos de vinho, que comprou em Orlando, nos Estados Unidos, e o piso duraflex com a aparência do mesmo tipo de madeira usada na bancada. Dois quadros, que imitam uma caixa de vinhos com a chancela da bebida, também compõem o visual da cozinha/bar.
Diniz conta que chegou a cursar um ano de arquitetura como hobby, mas acabou abandonando o curso após se mudar de casa, pois o novo endereço acabou ficando muito distante da faculdade. Fontes avisa que ainda pretende retomar o curso de arquitetura e decoração após se aposentar, o que pode ocorrer nos próximos dois anos.

"Talvez, num futuro próximo, eu venha a fazer alguma coisa ligada a essa atividade por puro prazer", afirma o leitor.

Sala de estar conta com lareira e parede de tijolinhos

Voltando ao projeto do loft, a sala de estar que já contava com paredes de tijolos e lareira ganhou objetos rústicos como a pintura em tela comprada em Tiradentes, Minas Gerais, um abajur de barro marroquino, uma mesa lateral de pinho-de-riga, que recebeu rodinhas para ficar na altura deseja.
Modesto, ele ainda diz que não há nada de mais em seu projeto.

 
Veja outras matérias